Nordestinos viram alvo de ofensas no Twitter após falhas no Enem

Muitos estudantes que fizeram o Enem no último fim de semana ficaram revoltados com a revelação de que o Colégio Christus, de Fortaleza, havia aplicado um simulado com 13 questões idênticas às do exame. No entanto, em vez de usar o Twitter como meio de reclamação e divulgação dos problemas relativos à prova, uma rápida busca no microblog mostra que alguns candidatos resolveram twittar de forma ofensiva e preconceituosa contra nordestinos.
Nesta quinta-feira (27), estudantes de várias partes do Brasil estão organizando, via Facebook, protestos contra os problemas ocorridos no Enem. Na quarta, o Ministério da Educação (MEC) decidiu anular as provas de todos os 639 alunos do Colégio Christus.

Não é a primeira vez que nordestinos são alvo de ofensas nas redes sociais. No caso mais famoso, a estudante de Direito Mayara Petruso postou um tweet preconceituoso contra nordestinos após a divulgação da vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais do ano passado. A Polícia Civil de São Paulo chegou a abrir inquérito por suspeita de racismo. Em outro caso, em maio deste ano, uma torcedora do Flamengo gerou revolta no microblog por ofender nordestinos após o empate entre seu time e o Ceará, resultado que eliminou o rubro-negro carioca da Copa do Brasil.

(por @bernardobarbosa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país