Curso de Jornalismo das FIP realiza Semana de Comunicação


Após a primeira grande conferência mundial para discussão de assuntos referentes ao meio ambiente, realizada em Estocolmo – Suécia – em 1972, o conceito de sustentabilidade começou a ser pontuado nos meios intelectuais, todavia, passados quase quarenta anos, merece ser discutido com mais amplitude no espaço acadêmico e passar por uma disseminação inteligente, através dos meios de comunicação, capaz de estimular qualquer cidadão a tê-lo como uma questão de consciência vital. Partindo desse princípio, o Curso de Jornalismo resolveu transversalizar as discussões presentes a VI Semana de Comunicação, para junto a Semana Nacional de Ciências e Tecnologias integrar um grande painel de reflexões, ocorridas simultaneamente em todo território nacional, através das Instituições de Ensino Superior que demonstram sensibilidade, respeito e maturidade para expandirem a proposta de Um olhar interdisciplinar sobre a sustentabilidade.

Segunda-feira (17/10) – 19h, Ginásio de Esportes das Faculdades Integradas de Patos

Palestra: Educando através da mídia
Prof. Ms. Rosildo Raimundo de Brito – Professor da Unidade de Arte e Mídia da UFCG, Mestre em Ciências da Sociedade e Especialista em Comunicação Educacional pela UEPB.

Terça-feira (18/10)

Grupos de Trabalhos – 19h, Curso de Jornalismo/FIP (Prédio da Biblioteca Central)

Curso de Jornalismo/auditório (a definir com os professores envolvidos)

GT1 – Comunicação, Cultura e Política

Coord. Profa Dra Ada Késea Guedes Bezerra (Doutora e Mestre em Sociologia pela UFCG, Graduada em Jornalismo pela UEPB; Pesquisadora na área de Comunicação e Política, atua também como professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade – FIP/Cesrei e da pós-graduação das Faculdades Integradas de Patos) e Profa Ms. Cosma Ribeiro de Almeida (Mestre em Sociologia UFCG, Graduada em Jornalismo pela UEPB; Pesquisadora na área de Comunicação e Política, atua também como professora dos cursos de Jornalismo das FIP).

GT2 – Comunicação, Cultura e Inclusão
Coord. Profa Esp. Josiane Carla Medeiros de Sousa (Mestranda em Ciências da Educação pela ULHT, Especialista em Assessoria de Comunicação; desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão com foco na Comunicação, Educação e Inclusão de crianças portadoras de Síndrome de Down, integrando também o quadro docente do Curso de Jornalismo das FIP).

GT3 – Nova Tecnologias, Cultura e Produção Audiovisual
Coord. Prof. Esp. Deleon Souto (Mestrando em Ciências da Educação pela ULHT, é produtor cultural, direto e roteirista de audiovisual e professor do Curso de Jornalismo das FIP) e Prof. Ms. Flaubert Paiva (Doutorando em Humanidades e Artes pela UNR, Mestre em Ciências da Educação pela ULHT, coordena e Curso de Jornalismo das FIP, aonde também atua como professor de graduação e pós-graduação).

Mostra de estágios - 20h, Curso de Jornalismo/FIP (Prédio da Biblioteca Central)
Coord. Prof. Esp. Moisés Rodrigues Ramos (Mestrando em Ciências da Educação pela ULHT, Especialista em Assessoria de Comunicação e Jornalista Graduado pelas FIP, atuando como Supervisor de Estágio e Professor do Curso de Jornalismo)

Ginásio das Faculdades Integradas de Patos - 19h, Curso de Jornalismo/FIP (Prédio da Biblioteca Central)

Painel: Uma visão interdisciplinar da sustentabilidade
Lenildo Morais – Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na Paraíba.Alana Candeia de

Melo – Professora do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande.

Quarta-feira (19/10) – 19h
Mini-cursos

Auditório 1 (Bloco de Direito e Enfermagem)
• A fotografia e o seu papel educativo através dos noticiosos impressos
Rafael Freire – Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Paraíba, representante da Federação Nacional dos Jornalistas.
Direcionado para estudantes do Curso de Jornalismo e áreas afins;

Curso de Jornalismo (Bloco da Biblioteca Central)
• O uso do audiovisual na sala de aula e suas possibilidades pedagógicas.
Prof. Ms. Flaubert Paiva – Doutorando em Humanidades e Artes pela UNR, Mestre em Ciências da Educação pela ULHT, coordena e Curso de Jornalismo das FIP, aonde também atua como professor de graduação e pós-graduação.

Direcionado a estudantes de licenciaturas e áreas afins;

Quinta-feira (20/10) – 19h

Mini-curso
Auditório 1 (Bloco de Direito e Enfermagem)
• Produção cinematográfica independente: relato de caso
André da Costa Pinto (Jornalista/cineasta - UEPB) – Professor do curso de formação de atores, promovido através das práticas de extensão do Departamento de Comunicação da UEPB. Produtor cultural, trabalha com direção, roteiro e produção audiovisual.

Sexta-feira (21/10) – 18h às 22h
Mostra de produção acadêmica das Faculdades Integradas de Patos
(Praça Getúlio Vargas).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país