Em entrevista polêmica, vice-governador Robinson Faria desabafa e anuncia rompimento com Rosalba Ciarlini

Primeiro veio o pedido de demissão do super secretário da Casa Civil do RN, o durão Paulo de Tarso. Depois Robinson anunciava a entrega da direção da Caern e Idema, indicações suas. Era o fim da lua de mel política que durou menos de um ano entre a governadora do RN e seu vice. Foram vários os estopins dessa bomba e logicamente tudo começou com a decisão de Robinson Faria de se filiar ao PSD, um partido que nasceu de uma dissidência dentro do DEM e pelo qual o seu presidente Agripino declarou guerra. A relação dele com o vice de sua pupila Rosalba azedou.

ENTENDENDO A RUPTURA
A revoada de seis deputados estaduais, que davam como certa sua filiação ao PSD, pôs panos quentes na crise. O caicoense Vivaldo Costa foi um dos que pulou fora do barco incompleto de Robinson, que acusou o DEM de orquestrar o esvasiamento de seu partido. Dos seis, somente dois parlamentares estaduais se aninharam no PSD.

O EMPRÉSTIMO
Alguém consegue conceber que o Governo do RN contraia um empréstimo de 500 milhões de dólares a um banco internacional e não destine nenhum centavo a uma secretaria importante como a Semarh, ocupada por Robinson? Foi isso que aconteceu e, somente uma retaliação de Rosalba ao seu vice por, segundo o Governo, tentar emendar o pedido de empréstimo na Assembléia, poderia explicar tal medida. A ação de Robinson na ALERN seria no sentido de que fosse emendado o pedido do empréstimo destinando recursos a sua pasta, a SEMARH.

O SONHO DO SENADO
A aproximação do Governo Rosalba com o PMDB de Henrique soou como um descumprimento do acordo firmado entre Robinson e o partido de Rosalba, o DEM, que prometeu apoiá-lo para o Senado.

A VIAGEM DA GOVERNADORA AOS EUA
Ao viajar aos EUA, Rosalba transmitiu o cargo a seu vice, que em um procedimento de prache teve que ser exonerado da SEMARH, para que pudesse ser governador em exercício. Com a volta da governadora, era natural que Robinson fosse guindado de volta ao seu posto de secretário, o que não aconteceu. Paulo de Tarso lembrou três vezes a Rosalba de que ela deveria assinar o ato que devolveria Robson ao posto, mas a gestora não o fez.

ROBSON DESABAFA ( a entrevista)

Diante da crise e do rompimento, Robson Faria convocou a imprensa para uma entrevista coletiva. Era quebrado o silêncio e o vice falou, falou, e falou.

TRECHOS DA ENTREVISTA

O vice-governador começou a entrevista visivelmente abalado e disparou contra o grupo de Rosalba.

A PROMESSA DO SENADO E O PODER DO PRIMEIRO DAMO
Robinson Faria desabafou que ao fechar o acordo para a candidatura a vice de Rosalba Ciarlini teve a promessa de Carlos Augusto Rosado de que seria o candidato a senador em 2014.“Carlos Augusto Rosado é o mentor político dela (Rosalba). E ele tem sido vitorioso. Ele, Carlos Augusto, disse que eu seria o candidato a senador de Rosalba em 2014”.

VITÓRIA DO DEM SÓ FOI POSSÍVEL AO MEU GRUPO, DESABAFA O VICE
Após a eleição ele ( o esposo de Rosalba) foi na minha casa, bebendo um vinho, disse que sabia que a mulher dele só era governadora graças ao grupo de Robinson Faria”, destacou o vice magoado

ROBSON DIZ QUE FOI HUMILHADO PELO GOVERNO
O vice afirmou que após a governdora Rosalba Ciarlini retornar dos Estados Unidos começou a sofrer um processo de “humilhação” na gestão. "Paulo de Tarso levou três vezes para a governadora o documento que me nomeava para a Secretara de Recursos Hídricos e ela disse que Paulo procurasse o marido. Isso foi um humilhação, quiseram mostrar uma superioridade,como se o vice fosse uma figura simbólica"disse. O vice-governador lembrou que durante a interinidade no Executivo tentou falar por diversas vezes com o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, mas ele nunca o atendeu.

ME DESLIGO OFICIALMENTE DO GRUPO POLÍTICO DA GOVERNADORA, ENCERRA ROBSON
O vice-governador Robinson Faria concluiu a primeira parte da entrevista coletiva, antes de responder as perguntas dos jornalistas com a seguinte análise: “Estou me desligando oficialmente do grupo político da governadora Rosalba sem ódio, sem rancor e sem desespero. Mantenho a paixão, otimismo e serenidade. O meu único objetivo é manter a lealdade política”.

V&C

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país