Inscrições para o Pronatec são prorrogadas até esta sexta-feira

As inscrições para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego) serão prorrogadas até esta sexta-feira (28). O aluno pode se inscrever pela internet através de um site da Secretaria de Estado da Educação (Seec) criado especificamente para esta finalidade: www.pronatec.rn.gov.br

A pré-seleção será divulgada no dia 1º de novembro e o candidato pré-selecionado terá seu nome divulgado no site da Seec, que é o www.educacao.rn.gov.br. Os cursos deverão ter início no mês de novembro.

O Pronatec irá beneficiar os estudantes das Escolas Estaduais com cursos profissionalizantes que serão ofertados no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), SENAC (Serviços Nacional de Aprendizagem Comercial) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

O programa foi lançado no Rio Grande do Norte na última terça-feira (18). Ainda este ano serão oferecidas 5.400 vagas, divididas entre o Senai e o Senac, nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, Jaçanã, Coronel Ezequiel, Santa Cruz, Caicó, Assu e Mossoró. A previsão é que esse número aumente para 8 mil com o retorno das atividade no IFRN, que no momento encontra-se em greve. Implantado inicialmente em Natal e cidades pólos, o programa será gradativamente ampliado para todo o Estado.

"A procura está sendo imensa. Pretendo ir ao Ministério da Educação para ampliar o número de vagas", disse a Governadora. Oito mil vagas serão insuficientes para atender a demanda. Vou atrás do que for necessário, de novos parceiros, para poder ampliar as oportunidades. Esse programa vai construir um novo modelo de Educação", afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

Este ano, serão ofertados cursos de qualificação (curta duração) através do Pronatec [WINDOWS-1252?]– FIC (Formação Inicial Continuada). São cursos de Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Operador de Sistemas de Irrigação, Operador de Computador, Almoxarife, Garçom, Mecânica e Manutenção de Motocicletas, Mecânica e Manutenção em Motores diesel, Montagem e Manutenção de Computadores, Agente de Inspeção de Qualidade, Operador de Processos Químicos Industriais, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Armador de Ferragem, entre outros.

A oferta de cursos atenderá alunos que tenham alfabetização (letramento inicial), que estejam cursando o Ensino Fundamental, e que tenham o Ensino Médio incompleto.

"Tem todo um sistema informatizado, de fácil acesso e fácil compreensão. É só acessar o site. [WINDOWS-1252?]‘Pronatec" é a palavra chave para iniciar o processo da pré-matrícula. São oferecidas várias opções de cursos profissionalizantes", explicou a secretária da SEEC, Betânia Ramalho. "O Pronatec é um passo para a escola de tempo integral, que dá a oportunidade ao estudante da escola pública, conciliar a escola regular com a formação para o trabalho. Isso vai fazer a diferença na formação desses jovens. Eles querem muito mais do que normalmente uma escola oferece", destaca a secretária.
DNonline

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país