1ª Conferência Estadual do Emprego e Trabalho começa nesta quinta

A cidade de Natal vai sediar, hoje e amanhã (13), a 1ª Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente. Entende-se por trabalho decente aquele adequadamente remunerado e exercido em condições de liberdade, igualdade e segurança, que garanta uma vida digna para o trabalhador e sua família.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas, em parceria com o Conselho Estadual de Emprego-Cesem, e acontece no Imirá Plaza Hotel, na Via Costeira. "Estas conferências têm se constituído em verdadeiros espaços democráticos de debate no qual a sociedade civil tem ampla participação", destaca o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da Sethas, que fará a abertura do evento.

Durante dois dias, os conferencistas, divididos em grupos de trabalho, se debruçarão sobre questões como: direitos do trabalhador, com foco na igualdade de oportunidade de trabalho para todos trabalho e renda, com enfoque na geração de mais e melhores empregos proteção social, onde será debatida a prevenção e erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo, e o fortalecimento dos agentes tripartite (governo, iniciativa privada e sociedade civil), cuja ênfase será o diálogo social como mecanismo de agregação entre o governo, os empregadores e os trabalhadores.

Todas as propostas e sugestões elaboradas pelos grupos de trabalho e aprovadas pelo plenário servirão de subsídios para a elaboração de uma agenda de trabalho decente para o Rio Grande do Norte.

Ao final da Conferência serão escolhidos 30 delegados que irão representar o Estado na 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, a ser realizada em Brasília, em maio de 2012.

Em setembro, antecedendo a conferência estadual, a Sethas realizou, junto com o Cesem, seminários regionais preparatórios à etapa estadual nas cidades de Mossoró e Caicó.

A 1ª Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente reunirá representantes instituições governamentais, gestores e secretários municipais, representantes das entidades patronais e das principais centrais sindicais, além de entidades da sociedade civil organizada, e objetiva a elaboração de um amplo debate envolvendo as políticas públicas voltadas ao trabalho, emprego e proteção social.
DN online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país