Serra Negra do Norte 137 anos


Serra Negra do Norte localizada na região do Seridó Ocidental, no interior do estado do Rio Grande do Norte, possui uma área territorial de 562 km e uma população de aproximadamente 7.500 habitantes; detém um ambiente com clima semiárido, com relevo constituído por terras elevadas, tendo a caatinga como vegetação predominante; já na hidrografia, sua fonte principal é o rio Espinharas, além de ser fonte de renda para uma grande parcela da população, ele foi um dos elementos fundamentais no embasamento histórico do município. Sua economia baseia-se na agricultura e na produção de bonés.

Uma sesmaria com grande extensão territorial foi dada ao Capitão Francisco de Oliveira Toledo. Na divisão da imensa faixa de terra, a área localizada do sul da ribeira do rio Apodi e nas vizinhanças do riacho do Peixe ficou nas mãos de João de Freitas da Cunha, que, por sua vez, deixou tudo a título de herança para Domingos Freitas da Cunha, seu irmão.
Posteriormente o novo herdeiro vendeu as terras para Manoel Barbosa de Freitas que implantou uma fazenda na localidade. Mas a povoação só foi de fato iniciada quando Manoel Barbosa de Freitas doou a fazenda para seu sobrinho Manoel Pereira Monteiro.
Em 1735, foi erguida a capela de Nossa Senhora do Ó por iniciativa de Manoel Pereira e seus filhos. Na época já era acentuada a movimentação nas margens do rio Espinharas ocasionando o crescimento do núcleo populacional da localidade de Serra Negra.
Foi nesse período de crescimento da fazenda e de organização populacional que o famoso Francisco Solteirão, filho de Manoel Pereira, conhecido por sua religiosidade, decidiu transferir todo o patrimônio construído com muito trabalho ao longo dos anos para o domínio da igreja.
Em três de agosto de 1874, pela Lei nº 688, Serra Negra do Norte desmembrou-se de Caicó e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Comentários

  1. Parabéns a essa cidade simpática que aprendemos a gostar tanto.Um abraço a todos de Serra Negera do Norte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país