Caminhos do passado



A cavalgada Juvenal Lamartine surgiu da ideia de se fazer uma homenagem há um dos políticos mais importantes do RN, inspirado no livro “Velhos Costumes do meu Sertão”, o agrônomo Marcos Fernandes Lopes e Pery Lamartine, neto de Juvenal idealizaram a primeira cavalgada em 09 de agosto de 2005, hoje a cavalgada chega a sua 7ª edição, hoje já instituída por lei municipal Lei nº 527.
Juvenal Lamartine, durante sua atividade politica, que começou em 1900 e terminou em 1930, ele morou em Serra Negra e em Acari. Naquela época não havia rodovias, nem veículos. A única forma de manter contato com as bases politicas era usando o burro-mulo, conta Pery Lamartine.

Perfil
Juvenal Lamartine de Faria nasceu em 09 de agosto de 1874, em Serra Negra do Norte. Estudou em natal e João Pessoa. Depois cursou Direito em Recife. No campo politico, uma das maiores vitórias de Lamartine foi à consagração do voto feminino em 1927, direito que o código Eleitoral Brasileiro só reconheceria em 1932. Com a revolução de 1930, quando governador, foi deposto e deportado para a França, regressando com a anistia. Mas não voltou a república. No fim da vida, quase cego, ditou uma série de crônicas de interesse etnográfico, depois reunidas no livro “Velhos Costumes do meu Sertão”.
Por:JOAMMA DINIZ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país