Caern apresenta relatório de qualidade da água em 60 municípios do RN


O Relatório Anual da Qualidade da Água nos 60 maiores municípios do Estado, divulgado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), já está disponível no site da empresa (www.caern.com.br). Para acessá-lo, o interessado deve observar no lado esquerdo da página onde lê-se “qualidade da água”, clicar em “Relatório” e escolher o ano (2009, 2010 e 2011). Esta é uma das formas que a Companhia utiliza para dar transparência das ações que desenvolve aos clientes, garantindo a qualidade da água distribuída em todo Estado.

A portaria 518 do Ministério da Saúde exige que todo fornecedor deve realizar análise periódica da água distribuída, fazendo o controle desde as captações da água bruta (poços, açudes e lagoas), até a entrada dos imóveis, onde chega pronta para consumo. Essa rotina da Caern é constatada através dos relatórios publicados nos recibos distribuídos a cada família. Nas análises das amostras constam os parâmetros das substâncias encontradas ou não, na água tratada. São elas: coliformes fecais, nitratos, turbidez, cloro residual e pH.

LABORATÓRIOS

A Caern possui oito laboratórios no Estado para monitorar a qualidade da água. Em Natal, o laboratório Central, na avenida Senador Salgado Filho, 1555, (vizinho ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel) que possui estrutura para realizar análises simples e complexas. Outros dois laboratórios nas Estações de Tratamento de Água do Jiqui e Extremoz atendem, respectivamente, as regionais Natal Sul (coletas dos bairros das regiões Leste, Oeste e Sul da capital) e Natal Norte (bairros da Zona Norte e municípios próximos). Os laboratórios estão em cada uma das sedes regionais para análise da água dos municípios vinculados.

As demais sedes com seus laboratórios estão situados nas cidades de Caicó, Mossoró, Pau dos Ferros, Açu e Litoral Sul, (na capital para atender praias e municípios localizados na grande Natal). “Com o controle rigoroso da qualidade da água, mantido pela empresa, beber água direto da torneira não causa riscos à saúde”, afirma o químico José Afonso Hollanda de Araújo, gerente de Qualidade da Água e Meio Ambiente da Caern e faz uma ressalva, “desde que tomados alguns cuidados com o armazenamento do produto”.

CUIDADOS

Afonso acompanha o trabalho realizado por todos os laboratórios do Estado e afirma que a empresa garante a potabilidade do produto até o registro de entrada do imóvel. Ele recomenda que os usuários lavem suas caixas d'água a cada seis meses e que os recipientes onde é colocada a água na geladeira, também sejam limpos e tampados.

Como a Caern utiliza cloro para desinfecção da água, o gosto é inevitável, e para eliminá-lo, Afonso recomenda a utilização de filtro de carvão ativado, considerando suficiente, mas lembra que é importante trocar o refil a cada seis meses. “O cloro é um bactericida necessário à potabilidade da água e a empresa segue as determinações da portaria 518 do Ministério da Saúde, que define o padrão de qualidade da água distribuída à população e a Caern trabalha dentro desse parâmetro”, assegura Afonso.
Diário de Natal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país