Projeto Universidade mais Pública aproxima vestibulandos da UFRN

Com a finalidade de difundir os cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nos municípios do interior do Estado, como também oferecer suporte na preparação e inscrição de candidatos para o Vestibular 2012, a Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) desenvolve o projeto de extensão "Universidade Mais Pública: Uma Estratégia de Ingresso ao Ensino Superior".

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Jucimar França Vilar Lima, a iniciativa surgiu há três anos após a criação da Facisa, que pertence à`UFRN e abriga cursos como Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição em Santa Cruz/RN.

"O projeto visa promover uma integração sócio-educativa-cultural e científica entre a Universidade e a comunidade, utilizando como estratégia a realização de curso pré-vestibular gratuito, tendo os alunos da rede pública de ensino como público-alvo e buscando o aprimoramento de seus conhecimentos, para que consigam ingressar no ensino superior", afirmou a professora Jucimar.

O projeto conta aindacom uma equipe de professores formada por estudantes de Licenciaturas da UFRN, como também professores universitários de outras instituições como UERN, IFRN e UFCG, além de estudantes que foram aprovados em 1º lugar nos cursos da Facisa.

Atualmente são beneficiados no cursinho pré-vestibular do "Universidade Mais Pública" cerca de 80 alunos da região do Trairi, que têm aulas na quinta e sexta no período noturno e nos finais de semana. O cursinho oferece ainda três simulados durante o ano onde são inscritos mais de 500 vestibulandos que avaliam seus conhecimentos para a UFRN.

"Como estratégia pedagógica, o projeto atua na integração dos mais diversos saberes científicos e acadêmicos das áreas do conhecimento na preparação de seus alunos para o vestibular, através de aulas expositivas, dialogadas com projeções, práticas em laboratório multidisciplinar, simulados e revisões, além de visitas no campus da UFRN", destacou Jucimar.

Com relação aos números de aprovados no vestibular da UFRN de candidatos que participam do projeto de extensão, os índices superam os 50% de aprovação apesar da evasão que ocorre principalmente no final do primeiro semestre. No último vestibular, dos 30 alunos que concluíram o cursinho, 17 conseguiram vaga na graduação universitária.

"Para minimizar a evasão, a equipe do projeto utiliza estratégias como: aulas de campo, visitas às instituições de ensino superior, aulas práticas em laboratórios, monitoria e realizações de eventos em datas comemorativa, com o objetivo de estimulá-los e aproximá-los ao mundo acadêmico.
Diário de Natal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país