Renda do brasileiro está comprometida com dívidas

As medidas de restrição de crédito adotadas neste ano e a crise externa ajudaram a elevar o percentual da renda dos trabalhadores destinado ao pagamento de dívidas.

De acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central, divulgado nesta terça-feira (20), 21,1% da renda é utilizado para este fim. Entre 2009 e 2010, este percentual ficou próximo de 19%.

"A elevação adicional das taxas de juros concomitante à crise financeira internacional manteve o indicador em patamar ainda estável, embora mais alto", diz o relatório.

Isso se deve, segundo o BC, a uma expansão do crédito superior ao incremento da renda. "Esse indicador encontra-se alto comparativamente ao seu nível histórico, apesar da expansão dos prazos dos empréstimos e dos ganhos reais de renda", diz a instituição.

Para o BC, a elevação mais acentuada do indicador a partir de junho se deve, em especial, à nova exigência de pagamento mínimo de 15% nas faturas de cartões de crédito.

A instituição avalia que, apesar das incertezas relacionadas ao desempenho da economia mundial, a queda dos juros e o alongamento dos prazos devem ajudar a contrabalançar a expansão do crédito nos próximos anos, para evitar uma alta maior desse indicador
Paraíba já

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país