Começa nesta sexta a maratona do Rock in Rio

Não dá para negar o apelo da grife Rock in Rio. O festival de números superlativos e grandes estrelas do pop e do rock começa hoje mais uma edição. Desta vez, de volta ao Rio de Janeiro e com sete dias de programação. Os ingressos estão esgotados há meses. A projetista Tatiane Valença, de 25 anos, queria chegar na Cidade do Rock hoje - mas vai ter que esperar até o dia 01 de outubro, quando vai conferir o show do Coldplay. “Quando fui comprar, os ingressos já tinham acabado. Mas vou mais pelo festival em si do que pelo show de uma única banda”, diz. “Meus pais e minha avó foram para o Rock in Rio em 1985. Foram todos os dias, viram shows inesquecíveis como o do Queen e do Guns N’Roses. Quero conhecer esse festival”, conta.

Nessa edição, a experiência do festival se aproxima a de um parque de diversões musical. Aos quatro espaços para shows - dois palcos, uma rua cenográfia e uma tenda eletrônica - se somam um roda gigante de 28 metros com vista panorâmica da multidão e uma tirolesa em frente ao palco principal. Na parte musical, a programação do Rock in Rio pode parecer meio esquizofrênica, como costuma acontecer em eventos tão grandiosos. Hoje, por exemplo, Elton John toca antes de Rihanna, no Palco Mundo: perfis musicais e de público bem distintos. Shakira, Katy Perry, Red Hot Chili Peppers, Metallica, Stevie Wonder e Maroon 5 são outras estrelas do heterogêno festival. Guns N’Roses, quase uma banda símbolo do Rock in Rio, fecha a programação no dia 02 de outubro.

No meio de tantos shows - mais de cem, nesta edição - quem não está a fim do festival em si, mas sim de apenas ver determinado artista, pode acabar se frustrando. Foi o que aconteceu com o jornalista Guilherme Gatis, DJ da festa Superingosto, que foi ao Rock in Rio 2001. “Eu queria muito ver o R.E.M., Beck e o Foo Fighters. Ainda fui ver o Oasis, mas eles foram sufocados pelos fãs do Guns N’Roses e do Papa Roach”, lembra. “Eu não me interessei nesse ano justamente pela experiência ruim com esse show do Oasis. Como é um festival gigantesco, algumas vezes um show que em outra situação poderia ser incrível acaba ficando meio deslocado. Com o Beck também foi assim, as pessoas estavam totalmente alheias a músicas muito boas”, conta. O Rock in Rio chega, enfim, com promessas de diversão em alto e bom som. Mas, em troca, pede muita disposição e desprendimento.

Palco mundo

Programação principal do Rock in Rio

Sexta-feira (23)
Os Paralamas do Sucesso, com participação de Milton Nascimento, Maria Gadú e a Orquestra Sinfônica Brasileira
Claudia Leitte
Katy Perry
Rihanna
Elton John

Sábado (24)
NX Zero
Stone Sour
Capital Inicial
Snow Patrol
Red Hot Chili Peppers

Domingo (25)
Glória
Coheed and Cambria
Motörhead
Slipknot
Metallica

Quinta-feira (29)
Concerto Sinfônico Legião Urbana, com a Orquestra Sinfônica Brasileira
Janelle Monáe
Ke$ha
Jamiroquai
Stevie Wonder

Sexta-feira (30)
Marcelo D2
Jota Quest
Ivete Sangalo
Lenny Kravitz
Shakira

Sábado (1º/10)
Frejat
Skank
Maná
Maroon 5
Coldplay

Domingo (2/10)
Detonautas
Pitty
Evanescence
System of a down
Guns N’Roses

Saiba mais

Quem não vai ao Rio, pode acompanhar o festival pela TV e internet. A Globo e o Multishow exibirão shows ao vivo e os melhores momentos. O horário varia de acordo com a programação da rede. Entre os apresentadores, André Marques (foto).

Pela internet, o festival vai transmitir os shows ao vivo pelo portal Globo.com a partir das 14h40, com o Palco Sunset, e às 19h, com o Palco Mundo. Também há transmissão via YouTube: www.youtube.com/rockinrio.

A última edição do festival foi no ano passado, em Portugal, e atraiu 329 mil pessoas em cinco dias. Para os sete dias desse ano, a expectativa é de que mais de 600 mil pessoas passem pela Cidade do Rock.

Em suas nove edições, o Rock in Rio fez mais de 653 shows, que equivalem a 780 horas de música e 57 dias de festival. Mais de cinco milhões de pessoas assisitiram a alguma edição do Rock in Rio pessoalmente, e as transmissões dos shows tiveram quase um bilhão de espectadores em 80 países.
Diário de Pernambuco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país