Ministra lança consulta pública para que sociedade envie sugestões à área cultural

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, lança hoje (21) a consulta pública do Plano Nacional de Cultura (PNC). O objetivo é que a proposta final contenha as sugestões da sociedade civil. O texto preliminar reúne 275 ações agrupadas em 48 metas, em 36 áreas estratégicas. A ideia é incentivar a vida cultural no país por meio de ações integradas entre os ministérios, os governos estaduais e municipais.

Na relação de metas e ações há incentivos para os espetáculos artísticos, a criação de cineclubes, o estímulo à leitura e à abertura de pontos culturais em todo o país, além do lançamento de 150 filmes nacionais e do aumento em 30% do número de municípios que mantenham grupos de teatro e circo, além de programas de artes visuais. O plano reúne objetivos até 2020.

Paralelamente, o governo quer ampliar as vagas para cursos técnicos e superiores vinculados à arte, com garantia de equipamentos para o setor. A meta é aumentar em 95% o emprego formal no mercado cultural.

O lançamento oficial da consulta pública será feito por Ana de Hollanda, em Brasília, durante reunião do Conselho Nacional de Política Cultural – cujo principal objetivo é desenvolver e estimular atividades culturais no país. Como desafio, o Ministério da Cultura tem um orçamento reduzido de R$ 2 bilhões para 2012.

Porém, no que depender do plano, os recursos serão ampliados. A meta é utilizar 10% do Fundo Social do Pré-Sal para o setor e aumentar os percentuais para incentivos fiscais oriundos de recursos do Produto Interno Bruto (PIB) - destinados à área cultural.

O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, disse ontem (20) que apesar de serem “muitos os desafios”, o setor cultural não pode se intimidar com as dificuldades. Para ele, o Plano Nacional de Cultura é uma proposta de preservação da diversidade do Brasil, garantindo a pluralidade de gêneros, estilos e tecnologias.

A definição das metas do plano foi uma ação conjunta dos governos federal, estaduais e municipais, com a participação da sociedade civil organizada. Com propostas de todos, foi elaborado o texto preliminar.

Porém, o diretor de Estudos e Monitoramento de Cultura do Ministério da Cultura, Américo Cordula, disse que até o fim de outubro a consulta pública ficará aberta. Em seguida, o ministério vai reunir as sugestões para fechar o texto final. Cordula, no entanto, reconhece que, inicialmente, por causa das limitações orçamentárias, será necessário selecionar prioridades.

Da Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país