PISCICULTORES DO SERIDÓ SE UNEM PARA VENDER MAIS


A região do Seridó é conhecida no Rio Grande do Norte por abrigar grandes reservatórios, como os açudes Itans e Gargalheiras, característica que favorece a atividade econômica da piscicultura. Agora, pequenos produtores de pescado da região estão se unindo para ganhar mais competitividade, novos mercados consumidores e para baratear os custos de produção.

Nesta quinta-feira (21), um grupo de 25 empreendedores do setor formalizará a Associação de Criadores de Peixe do Seridó. A solenidade será realizada, às 13h, na sede do Escritório Regional do Sebrae no Seridó Ocidental, instalado em Caicó. A iniciativa tem o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e Estação de Piscicultura de Caicó, além do Sebrae no Rio Grande do Norte.

No ano passado, parte dos criadores que farão parte da associação chegou a produzir 450 toneladas de pescado, entre tambaquis, carpas e tilápias, cultivados em tanques, escavados, de rede ou em açudes. A expectativa é de que, com a união, a produção anual suba para duas mil toneladas, em condições climáticas normais.

Isso porque a proposta da instituição é ampliar a área de comercialização e logística do pescado com a estruturação de uma Central de Distribuição e Compras, o que também minimizará um dos principais entraves para expansão da atividade: o alto valor dos insumos. Com a central, a compra, por exemplo, de ração – que representa cerca de 80% dos custos de produção – poderá ser feita em grande escala e negociada diretamente com o fabricante.

O grupo está sendo orientado pelo Sebrae, através dos projetos setoriais de Piscicultura e Redes e Centrais de Negócios, no que se refere ao associativismo, além de receber informações técnicas para estruturar a associação em si. “A intenção é melhorar as tecnologias na área de criação em conformidade com legislação ambiental”, afirma o gestor do projeto de Redes e Centrais de Negócios do Sebrae-RN, José Rangel de Araújo.

Rádio Rural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país