A seca no Nordeste: Problema natural ou político?



Carcaças de animais mortos, porões de reservatórios de água secos, onde se vê a terra nua e rachada, homens, mulheres e crianças vivendo ou mais precisamente sobrevivendo em condições desumanas em consequência da falta de água.
Essas cenas são vistas quase que constantemente em grande parte do nordeste brasileiro. Passam anos, décadas e vemos repetidamente as mesmas cenas. Seria um problema natural ou falta de vontade dos nossos políticos em querer resolver o problema?
Em um mundo atual, onde a tecnologia evolui assustadoramente de tal forma que o homem consegue em poucas horas dar uma volta na terra ou em poucos dias ir à lua, criar ilhas artificiais, criar meios de comunicação, em que a comunicação é feita em tempo real independentemente do lugar onde se esteja, é inadmissível ver pessoas passando por situações iguais as que passam os nordestinos vitimas da seca.
A falta de vontade da nossa classe política em querer resolver os problemas da seca é tão imensa que ao invés de criar mecanismos para diminuir os danos causados pela mesma, como por exemplo: perfuração de poços mais profundos em lugares onde não existem reservatórios de água, criação de barragens subterrânea e outras mais, que são obras baratas e que resolveriam em parte os problemas da seca, permanece apenas nos velhos e conhecidos discursos com palavras e frases que emocionam e que na verdade não levam a lugar nenhum. Juntando a essas obras, uma política de ajuda financeira só que antecedida à seca e não após a mesma que é o que acontece atualmente.
Nós brasileiros temos o potencial para fazer isso e muito mais. Cito exemplos de países do oriente médio, que no meio do deserto ergueu uma floresta artificial irrigada com água captada a quilômetros de distancia ou na região que fica entre Mossoró e Tibau no Rio Grande do Norte, onde existem grandes plantações de melão irrigadas com água tirada de poços. Por que não investir da mesma maneira no nordeste brasileiro? Sendo que o investimento seria para distribuir água para pessoas.
Creio que a falta de meios e dinheiro não são mais os nossos problemas. Infelizmente os nossos governos se aproveitam de momentos difíceis como esses de seca e se autopromovem com promessas baratas, projetos mesquinhos, que resolvem o problema em curto prazo e ficando para os que sofrem com a seca a dependência a eles.
Creio que o problema da seca é natural, mas a solução dele poderia vir através do meio político.
Mesmo assim, o nordestino continua firme e forte, com a esperança de dias melhores e sendo como assim descreveu Euclides da Cunha em seu livro os sertões – o sertanejo é antes de tudo um forte.

Odai Martins da Silva
http://www.uirauna.net/site/a-seca-do-nordeste-problema-natural-ou-politico/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país