GOVERNO DO ESTADO PROMETE CONCLUIR ATÉ JULHO PROJETO DO ATERRO SANITÁRIO DO SERIDÓ




Prefeitos de 23 municípios da região do Seridó estiveram reunidos nesta terça-feira (19) em Caicó. A reunião foi coordenada por técnicos do Governo do Estado e discutiu principalmente a questão do Consórcio de Resíduos Sólidos do Seridó, com a aprovação dos seus estatutos, além de assuntos extra-pautas como a união de todas as prefeituras na luta pela Universidade Federal do Seridó.

De acordo com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, o Consórcio formado pelos 25 municípios do Seridó tem uma importância muito grande na gerência de todas as ações de resíduos, não só o aterro sanitário, mas nas questões sociais, na coleta seletivo, na educação ambiental e que eles possam erradicar seus lixões até 2014. O Governo do Estado garantiu que até o mês de julho deste ano todo o projeto de instalação do Aterro Sanitário do Seridó estará pronto, e que os recursos de 22 milhões da emenda destinada pelo senador Garibaldi Filho estão garantidos para a construção do mesmo.

Cerca de 96% dos municípios do estado – e a realidade da região do Seridó não é diferente -, mandam seus lixos para verdadeiros lixões, onde já existiam anteriormente aterros controlados que devido a falta de condições financeira e técnica dos municípios eles se tornaram lixões.

Os prefeitos têm pressa no funcionamento do Aterro Sanitário, já que muitos têm enfrentado ações do Ministério Público Federal, algumas delas com a aplicação de multas altíssimas por ainda não terem eliminado de seus municípios os famosos lixões a céu aberto. “Nós estamos respondendo em face de não termos o Aterro Sanitário. Na hora que passarmos a ter este aterro, certamente estas ações serão arquivadas e consequentemente os municípios deixarão de pagar as multas”, defende Genilson Medeiros, prefeito de São Fernando.

Todos os presentes na reunião entenderam que a presidência do Consórcio deveria permanecer com o prefeito de Caicó. Para Roberto Germano é mais um desafio a ser encarado em prol do Seridó. “Sabemos que é uma responsabilidade grande e vamos ter que buscar soluções diante da pressão do Ministério Público para cumprirmos os TACs. A nossa função enquanto presidente é junto a todos os órgãos colocar o mais rápido possível esse consorcio pra funcionar, definindo projetos com o Governo e as áreas de atuação de cada município”, disse Germano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país