Funcionalismo: sindicatos ameaçam novas greves no RN

Ainda faltam 16 dias para a chegada de 2012, porém a expectativa não é das melhores no âmbito do serviço público para o ano que se avizinha. Pelos menos três sindicatos apontam a possibilidade de realizarem greve no inicio do ano visto que os planos de cargos, carreiras e salários aprovados pelo Governo do Estado, em 2010, não estão sendo cumpridos pela atual gestão e que nenhuma proposta foi apresentada nas reuniões dos últimos três meses.

Dessa forma, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Snte/RN), Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta (Sinai) e Sindicato dos Técnicos da Tributação (Sintern) podem paralisar suas atividades no início do próximo ano. Apesar dessa possibilidade, a palavra de ordem ainda é negociar.

Os planos de cargos, carreiras e salários aprovados em 2010 beneficiam diretamente 12.400 servidores, sendo 8 mil da educação, 3.400 da administração indireta e 600 da tributação. Em entrevista coletiva ontem à tarde, representantes dos sindicatos informaram que os planosde cargos foram aprovados ano passado, porém as categorias só receberam 30% do total previsto. Os outros 70% seriam pagos nos meses de março e junho. No processo de negociação iniciado em março, entretanto, o governo transferiu o pagamento para maio.

No final do referido mês os servidores públicos entraram em greve, mas somente em 8 de julho o governo assinou um termo de compromisso em que garantia a regularização da situação dos servidores que ainda não haviam sido beneficiados com a implantação do plano de cargos. No termo, o governo assegura que o pagamento será feito de setembro a dezembro deste ano, em parcelas iguais, porém o impasse continua até o momento. A alegação é a impossibilidade de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, motivada pelo limite prudencial.

Na avaliação de Santino Arruda, presidente do Sinai, é provável que o governo do estado enfrente uma profunda crise no serviço público em 2012. "O governo tenta de forma macia nos enrolar, mas estamos atentos e unidos para lutar pelasnossas reivindicações", disse. Até o dia 13 de novembro deste ano o RN havia contabilizado 244 dias de paralisação de algum serviço público.

A reportagem não conseguiu contato com o secretário chefe do gabinete civil, José Anselmo Carvalho, que esteve presente na última reunião.
DNonline

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país