Tribo de Jah grava videoclipe no Forte dos Reis Magos

A música reggae idealizada por Bob Marley no fim dos anos 60 prega a paz, a união e denuncia a desigualdade gritante entre classes. É a vida dos "regueiros guerreiros" descendo a ladeira da Jamaica brasileira para a luta diária da sobrevivência. Esses anônimos abandonados pela história foram protagonistas ontem na gravação de dois videoclipes na Fortaleza dos Reis Magos acompanhados do maior nome do reggae nacional: Fauzi Beydoun, líder da banda maranhense Tribo de Jah.

Os regueiros da Babilônia natalense são os alunos do programa Mais Educação, promovido pelo Governo Federal, para dar ensino em tempo integral nas escolas estaduais e municipais do país. No primeiro turno do dia, o ensino convencional. No outro, oficinas variadas de esportes, artes e cultura. Participam alunos de 8 a 18 anos considerados do "grupo de risco": moradores de bairros com alto índice de criminalidade e poucas oportunidades de lazer e educação.

A iniciativa do videoclipe partiu do professor e maestro Douglas Almeida, e também da cobrança indireta dos alunos. "Eles cobravam ensaios de músicas do Grafith, de reggae, de samba - é o que eles gostam. A música marcial, na verdade, é o que menos tocamos porque é mais difícil a compreensão e o gosto". Em 2010, Douglas gravou um clipe mais amador da música They don't care about us, de Michael Jackson, gravada junto com o Olodum. E surgiu a ideia de gravar um clipe de reggae.

O contato com Fauzi foi por e-mail. O convite foi prontamente aceito, sem cobrança de cachês, sob a condição apenas das passagens e hospedagens, conseguidas junto a empresas. "O programa não fornece verba para esse tipo de iniciativa. Também conseguimos translado para os alunos, camisetas e 300 reais em baquetas para os instrumentos, que não tínhamos", se orgulha Douglas. A outra parceria foi com o curso de Cinema da UnP, para gravação do vídeo.

O cineasta e diretor do curso, Fábio DeSilva - autor do documentário Sangue do Barro (DocTV) - dirigiu o videoclipe com ajuda dos alunos do curso de Cinema e também Publicidade e Propaganda. "Além de praticar a responsabilidade social, esta ação é uma forma de criar o exercício do audiovisual para os alunos". Fábio ressalta que a linguagem do roteiro foi de documentário, desenvolvido pelos alunos do curso.

Foram escolhidas as músicas Regueiros guerreiros e Ruínas da Babilônia - dois clássicos da Tribo de Jah, gravado em formato de medley no clipe, com arranjos da banda potiguar de reggae Árvores da Vida e dos alunos do Mais Educação. No roteiro, os meninos jogam bola na praia (do Forte), ao lado da Fortaleza dos Reis Magos. A bola bate em Fauzi, que estava olhando pra praia. E começa a interação entre eles, até a tomada do coral na Fortaleza. A sequência será intercaladas com imagens das comunidades.

Mais de 80 alunos de sete escolas estaduais e uma escola do município de Ielmo Marinho participaram do clipe. Serão dois meses de edição até a finalização. Segundo Douglas, o material será exibido no site oficial da Tribo de Jah. O Governo Federal também patrocinará mais de mil cópias do clipe para serem distribuídas nas escolas atendidas pelo programa Mais Educação, como forma de disseminar iniciativas de sucesso.

DIÁRIO DE NATAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país