Dia de Sant´na

Viva sant´na

OS FILHOS DE SANTANA DE CAICÓ




Nascemos no Oitão da Catedral! Sim, somos todos filhos da Doce Mãe Clemente! Durante o mês de julho de cada ano (e já quase trezentos) acordamos com o trovejar dos foguetões que erigem das girândolas fincadas no torrão da nossa Ilha! Somos os Filhos de Santana que em séquito marchamos atrás da nossa Furiosa (Banda Recreio Caicoense) e nos primeiros raios da manhã cumprimentamos nossos irmãos em retribuição aos acenos vindos das janelas e das calçadas de suas casas!

Somos os Filhos de Santana! Nossos pés têm a marca deste chão. Descalços ou calçados, pisamos a terra dos Caiacós! E nos corpos que pisam vestidos elegantemente ou com roupas cerzidas, somos os Filhos de Santana! Somos filhos na fé eternizada na Prece do Vaqueiro, porque foi de sua prece que nasceu nossa Caicó!

Somos também filhos dos Joãos e das Terezinhas! Netos de Chico Contente e bisnetos do Veio Mané Pereira Troncho! Somos irmãos de Tuíla, Magão, Ribaçã, Tota, Assis de Bió, Capeta, Bode Veio, Galego de Zuíla, Tananica, David, Pituleira, Gordo Roberto, Lasquete (in memoriam), dos Negos de Benedito Leal, dos filhos de Dona Joanita, da turma da padaria e de Cícero De Laura (in memoriam)! Somos os moleques deste chão, das tamarindeiras de Mãe Quininha, do Coreto de Dinarte Mariz. Somos a origem da Matriz!

Somos os protegidos de Dr. Roldão Diniz (in memoriam), o Juiz que evitava que a polícia tomasse nossa bola, quando o jogo se dava no Patamar da Igreja! Somos da Escola de Tinonô, nosso amor de padre! Somos os filhos batizados no Poço de Santana, nosso Jordão de recordações!

Somos os Filhos de Santana e queremos dar nossas boas vindas a todos que aqui se encontram e oferecer nosso calor e hospitalidade, no lar da nossa mãe, na aura da Ilha, na Casa da Cultura, no Coreto da Liberdade, na Praça José Augusto, nas águas do Açude, Itans e principalmente no encontro das famílias na messe nossa de cada dia!

Somos os Filhos de Santana e queremos contar e cantar as histórias da nossa imaginação!


Gilberto Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país