HPV: o inimigo presente na intimidade que ataca mais as mulheres

Autoridades da saúde alertam que a cada ano, morrem no mundo cerca de 230 mil mulheres vítimas de câncer no colo do útero, doença causada pelo vírus HPV (ou papilomavírus humano).

O vírus é transmitido na relação sexual ou até numa carícia mais ousada, o vírus pode passar de um corpo para outro e se instalar em mucosas como as do útero ou da boca. O vírus é comum em ambos os sexos, mas se instala com mais facilidade na mulher. Estudos comprovam que 4 entre 5 mulheres sexualmente ativas pegam pelo menos um tipo de HPV ao longo da vida.

Os principais são surgimento de verrugas no ânus ou na vagina, dores no abdômen, desconforto ao urinar e manchas brancas no útero (visíveis apenas em exame). Portadores do vírus podem ou não apresentar os sintomas.

O grande problema é o HPV pode virar câncer de colo de útero. Para o surgimento desse tipo de câncer, é necessário que a paciente tenha sido infectada pelo papilomavírus humano. Isso acontece porque o vírus consegue desligar as defesas do organismo e as células contaminadas começam a se multiplicar, causando câncer de colo de útero. O vírus tem mais de 200 subtipos e, embora boa parte deles não se transforme em tumores malignos, prevenir nunca é demais.

A prevenção depende do uso da camisinha em todas as relações sexuais - e não apenas na hora da penetração. A visita ao ginecologista uma vez por ano e a realização de todos os exames solicitados por ele também são muito importantes. Os testes que detectam a doença são papanicolau, colposcopia, biópsia e captura híbrida. Também cuide do sono e da alimentação, para não baixar sua imunidade.

Além dos exames ginecológicos e do uso de preservativo, já existe vacina contra o HPV, Tanto a bivalente, que dura até 20 anos, quanto a quadrivalente, que tem duração menor, são indicadas para mulheres entre 9 e 26 anos mas o preço é bem “salgado” nos dois tipos. Elas ainda não estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) - nas clínicas particulares, custam entre R$ 320 e R$ 480.
Correio Brasiliense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país