O GATINHO DE BRÍGIDA

O relógio marcava mais ou menos 14h00min naquela tarde de 20 de janeiro de 2012, uma sexta-feira. O sol estava de torar, como gostamos de nos referir ao Astro Rei em dia de quentura além do normal. E ali, no cruzamento da Manoel Dantas com Senador José Bernardo, próximo ao Sítio de Nevinha, deparei-me com uma garotinha de seus seis anos, cabelos loiros e cacheados, olhinhos de cores de candura distante! A testinha suada do calor prendia seus belos cachinhos e lhe davam uma candura angelical! Quando me viu, foi logo dizendo: “Meu gatinho fugiu. Não sei onde ele se encontra. Você viu meu gatinho por aí”? Não respondi de imediato. Demorei-me alguns segundos para fazê-lo. Quando tentei ajudá-la, o que saiu de mim foi um “ele se encontra na Capelinha de São Sebastião, no Serrote da Cruz. Foi rezar e se preparar para a procissão”! Ela me sorriu feliz e disse que seu gatinho deveria estar com sua avó, que também teria ido rezar na Capelinha de São Sebastião! Engoli em seco. Não falei uma palavra sequer e tentei segurar o choro. Por algum momento a garotinha esqueceu seu gatinho e se fixou em mim, fitando-me sem entender nada. Devo ter alterado minhas feições. Alguma lágrima deve ter escapulido. Mas com esforço consegui sorrir em retribuição. Afinal tinha, por inspiração, devolvido o encanto àquela criança! Seu gatinho não se tinha perdido. Logo voltaria para seus braços! E ela perguntaria como teria sido a festa de São Sebastião. Se ele teria comido picolés! Se teria comido algodão doce e pipocas! Se teria brincado com bolas de assopro! Se teria andado na roda gigante! E o gatinho de Brígida esfregar-se-ia em seus cachinhos dourados e ronronaria! Segui meu caminho de volta ao INSS. Já próximo à casa de Tarcísio e Celita, na Rua Celso Dantas, arrisquei-me olhar para trás. E lá estava a garotinha parada, acompanhando meu deambular e sorrindo! Foi o sorriso mais doce que já presenciei! O sorriso de gratidão! O sorriso de recuperação da estimação dela! O resgate de seu encantamento! Parei em frente à Igreja do Rosário e fiz um pedido a Nossa Senhora. Pedi para que o gatinho de Brígida voltasse de verdade para o seu convívio. Crendo no feito, senti-me aliviado e redimido de meu pecado de tê-la feito acreditar que seu animalzinho se encontrava num lugar que não tinha certeza que estivesse. Às vezes acontece, mas não foi por mal. Gilberto Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país