Minha pessoa é meu corpo

O entendimento da relação entre o corpo e a mente, a saúde e o bem estar, estão propostos na psicologia do corpo, do movimento e do esporte a partir de uma recente teoria chamada de bipolar, que é maneira de encarar com maestria os campos da psicologia da consciência corporal e da psicologia desportiva de forma moderna, livre de entraves passados e sempre inovadora. Apesar de expressa de forma diferente, cada vez que a Teoria bipolar se refere ao corpo também se refere automaticamente à mente, indistintamente, sem dualidade, eles não existem, são unos. Nós somos o nosso corpo e cada dia aumenta mais a nossa expectativa de vida, atrelado a esse crescimento aumentam as doenças e as desordens cerebrais, gerando o questionamento, será que nós podemos viver muito, bem e sãos mentalmente. A unificação do corpo com a mente responde essa indagação: o que faço com o meu corpo, o meu treinamento físico, me prepara psicologicamente, reciprocamente, qualquer evento mental repercute em meu corpo.Portanto como desintegrar essa relação sistêmica entre eles dois? Nosso corpo/mente luta constantemente para vivenciar as atividades do dia a dia. Os exercícios físicos desempenham papel importante na descoberta do corpo/mente, na personalidade, na vivencia da autenticidade, no principio da individualidade, onde cada um é e tem o seu próprio jeito de ser, de agir e de se legitimar. Com essa teoria bipolar, onde o corpo é considerado da mesma natureza da mente, se amplia a afirmação de que a presença de uma pessoa é um fenômeno total, onde nenhum dos dois se manifesta isoladamente. Proporcionalmente à medida que a influencia da pessoa se desvincula do corpo, permite uma maior expressão da mente e depende menos dele. Não concordo, baseado no que li que a estagnação do técnico durante uma partida contribua com a performance de sua equipe. Por mais que ela tenha se submetido bem aos treinamentos, existem situações ocasionais que precisam ser manipuladas, estimuladas ou não, então palavras de ordem tais como avante, vamos La, você pode, entre outras, não devem atrapalhar e sim ajudar ao desempenho do atleta. O Brasil ganhava o jogo final na copa do mundo de futebol em 1958, com o treinador Feola dormindo ou não no banco de reservas. Vinha de resultados adversos, inclusive um deles incomoda até os dias atuais, a fatídica derrota dentro do Maracanã, estava bem preparado e o futebol já era massificado dentro do país. Ora, se não há dicotomia entre o corpo e a mente, eles são unos, porque não estimular o corpo através da mente. Ora, desculpem-me alguns dos leitores que não entenderem o que escrevi. Como posso cobrar dos meus alunos/atletas, respostas aos estímulos emitidos pela minha voz para sua mente/corpo em campo/quadra, se os meus treinamentos não foram satisfatórios para que seu corpo/mente obedeça. Mente sã e corpo são esse é o nosso legado. Prof. Ms. Marcos Antonio Medeiros do Nascimento Profissional de Educação Física - CREF 00722-GPB Rua Francisco Vicente, 227 – Patos – PB - Brasil phone: 55+83+3422.2330 celphone: 55+83+8884.2330 com patosemcena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país