IFRO e prefeituras de Cerejeiras e São Francisco oferecem primeiros cursos técnicos

Os novos polos de Ensino a Distância do IFRO possuem 300 vagas para os Cursos Técnicos em Finanças, Informática para Internet e Agente Comunitário de Saúde
Os mais novos polos de educação a distância do Instituto Federal de Rondônia, nos municípios de São Francisco do Guaporé e de Cerejeiras, estão com inscrições abertas para os Cursos Técnicos do Sistema Presencial Virtual, em que as aulas acontecem uma vez por semana e o restante dos estudos é feito a distância, via internet. São 150 vagas para cada uma das cidades, distribuídas nas áreas técnicas de Finanças, Informática para Internet e Agente Comunitário de Saúde.
Segundo o Reitor do IFRO, Raimundo Jimenez, o convênio de parceria foi assinado com as prefeituras dos respectivos municípios no mês de janeiro deste ano, que já se organizaram para esta primeira oferta de cursos. “A nossa perspectiva é que em 2013, o IFRO chegue a 25 polos em funcionamento em todo o Estado, beneficiando a mais de dez mil alunos até 2014 com a inclusão educacional nas várias regiões do Estado”, enfatiza Jimenez.
A Secretária Municipal de Educação de Cerejeiras, Natalina dos Santos Pereira, fala que é importante para quem mora na região buscar a qualificação técnica. “Diante das mudanças ocorridas no âmbito do mercado aliados às necessidades de incrementos na competitividade das empresas instaladas em nosso município e pela extensão da agricultura, torna-se necessário a implementação de cursos técnicos como estes oferecidos pelo IFRO, que formarão profissionais qualificados, com estrutura suficiente para se encaixar no mercado de trabalho altamente competitivo”.
De acordo com a responsável pelo Polo EAD/IFRO em São Francisco, Marluci Gabriel, “devido à globalização a todo vapor, necessitamos de atualização e aperfeiçoamento constantes. Sendo que a concorrência profissional é cruel e se você não buscar profissionalização você é engolido pelas exigências de hoje. Sendo importante nessas horas que você opte por fazer um curso técnico, pois eles costumam abrir as portas para um bom emprego”.
Pesquisas nacionais indicam que capacitar-se eleva o nível de empregabilidade. Um levantamento feito pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação mostrou que dentre os alunos de nível médio que estudaram nas escolas técnicas federais entre 2003 e 2007, 72% estavam empregados – sendo 65% dos quais na área de formação escolhida. “As pessoas que possuem um curso técnico no currículo têm maiores chances de conseguir um emprego melhor, uma vez que atualmente as empresas visam ter pessoas qualificadas para desempenhar os cargos dentro das mesmas”, complementa Marluci.
Em São Francisco, o Polo do IFRO está instalado na Escola de Ensino Fundamental Regina de Almeida. Em Cerejeiras é no espaço da Biblioteca Municipal Joel Gonçalves Freire que está localizado o Polo.
Outros municípios – As inscrições deste processo seletivo estão abertas até o dia 17 de março. Ao todo são oferecidas 1.800 vagas, para 12 polos: Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Vilhena. É necessário que o candidato tenha o Ensino Médio Completo para efetuar sua inscrição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país