Deputado quer deixar RN só com a areia do Piranhas e propõe transposição do rio para dentro da própria Paraíba

O deputado estadual paraibano Carlos Dunga PTB levou para a Assembleia Legislativa daquele estado uma ideia que, se for posta em prática, prejudicará milhares de famílias potiguares que dependem da água do Rio Piranhas para sobreviver. O parlamentar defende a transposição do Rio Piranhas para dentro do próprio estado da Paraíba. ''O estado da Paraíba manda, através do Rio Piranhas, para o RN e consequentemente para o oceano um volume de água bem maior em relação ao que a Paraíba ganhará através da interligação de bacias do Rio São Francisco”.A realização da transposição de águas do Rio Piranhas para o Rio Taperoá, beneficiaria toda região compreendida entre as cidades de Patos e Campina Grande'', disse o deputado.
Entendemos o ponto de vista do deputado Carlos Dunga que está preocupado com a seca severa que assola seu estado,mas a água que Dunga quer transpor para dentro da própria PB é justamente a água que entra no RN, através de Jardim de Piranhas, cidade onde a população depende quase que exclusivamente da água do rio para garantir a sobrevivência.A quantidade de água que o RN recebe do Piranhas ainda abastece várias cidade antes de correr para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves em Assu.

Caicó, que recebe água do Piranhas diretamente da adutora Manoel Torres e terá sua oferta de água dobrada, após obra que a Caern pretende entregar ainda este ano, também seria outra cidade prejudicada pela ideia de Dunga. Faltou ao deputado ser mais altruísta e pensar não somente como paraibano, mas como brasileiro, já que a seca que castiga lá também traz enorme sofrimento cá. Nosso rebanho dizimado que o diga. Por último o parlamentar não atentou para o fato de que rios são patrimônios de domínio público, cabendo somente a União deliberar sobre eles.

V&C Artigos e Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país