Não basta salário para atrair talentos; confira dicas

Oferecer uma boa remuneração é importante para atrair talentos, mas as possibilidades de desenvolvimento de carreira são mais valorizadas por profissionais em busca de uma empresa para trabalhar. É o que revela a pesquisa "Atributos da marca empregadora", resultado da parceria entre a LAB SSJ, consultoria especializada em soluções de aprendizagem, e a empresa de recursos humanos Clave, com mais de 10 mil profissionais de diferentes setores e gerações. Os resultados da pesquisa demonstram que a maioria dos entrevistados considera as possibilidades de crescimento profissional e aprendizagem mais importantes do que um pacote com salário alto e bons benefícios. O estudo é baseado no "Employment Value Preposition" (EVP), conjunto de atributos percebidos como atrativos para trabalhar em uma organização. Acima do dinheiro, a perspectiva de reconhecimento do trabalho desenvolvido também é apontada como fator determinante pelos profissionais. Este atributo está relacionado com a importância e o papel de uma liderança de qualidade, hábil na gestão de pessoas e condução de equipes. — O salário é um benefício até certo nível, ou seja, depois de determinado valor, não é o fator preponderante para o indivíduo. Essa pesquisa somente confirma isso — diz o coach Silvio Celestino, lembrando que, além dos benefícios mensuráveis, como plano de saúde, previdência privada e auxílio alimentação, há aqueles intangíveis, que incluem um clima organizacional positivo e lideranças treinadas e aptas a desenvolver pessoas, fundamentais na retenção de talentos. Celestino ressalta que uma empresa que não gerencia seu clima organizacional com métricas padronizadas pelo mercado corre o risco de estar em desvantagem com a concorrência para atrair e reter profissionais. E cita a máxima “pessoas se demitem de seus líderes, não das empresas” de um modo inverso: “pessoas ficam nas empresas por causa de seus líderes”: — O parâmetro diferencial para atrair e reter pessoas são líderes que, além de atingir resultados, conseguem manter um clima organizacional positivo e são excelentes desenvolvedores de outros líderes (seus funcionários). Embora as características acima sejam atrativos valiosos para se conquistar os melhores profissionais, é essencial que a empresa elabore um programa de atrativos consistente. Para Alexandre Santille, sócio-diretor do LAB SSJ, se a promessa for incompatível com o que ele vê e sente no dia a dia, esse profissional não permanecerá por muito tempo: — O essencial ao construir um EVP é manter a consistência entre a mensagem e a realidade que o colaborador vai encontrar ao iniciar o trabalho na empresa. De acordo com a LAB SSJ, o "Employment Value Preposition" é baseado em cinco pilares: recompensas, oportunidades, organização, trabalho e pessoas. Ele é o conjunto de atributos que tanto colaboradores como empresas percebem como valor atrativo para se trabalhar em uma organização. Seu objetivo é fazer a convergência dos interesses das pessoas e das organizações. De um lado, as empresas procuram criar atrativos para que profissionais qualificados, cada vez mais procurados, se sintam atraídos a trabalhar nela. Do outro, esses talentos buscam as empresa que estão mais alinhadas ao seu perfil. Ao ter em mente o que esses profissionais esperam, as empresas podem oferecer como atrativos os atributos que mais têm a ver com a sua cultura. Dessa forma, as organizações conseguem recrutar pessoas com um perfil mais próximo ao que desejam e as pessoas têm a possibilidade de trabalhar em um lugar que tem mais a ver com as suas expectativa e personalidade. Da Agência O Globo

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