Homeopatia CRM rejeita uso contra dengue



O Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremern) vai procurar meios jurídicos para impedir que o método homeopático seja utilizado pela prefeitura do Natal no tratamento para pacientes com dengue. O Conselho se manifestou contrário à aplicação da homeopatia para o tratamento, contrariando a prefeita Micarla de Sousa, que sancionou uma lei no dia 25 de maio, autorizando o método homeopático para tratar doentes infectados pelo mosquito Aedes Aegypti.

A homeopatia é uma especialidade médica, mas, segundo o Cremern, não teria eficácia comprovada para ser usada contra a dengue. Natal tem cinco dos nove homeopatas do Rio Grande do Norte. Durante entrevista coletiva, o presidente do conselho, Jeancarlo Cavalcante, o presidente da Sociedade Norte-rio-grandense de Infectologia, Hênio Lacerda, e o professor do Departamento de Medicina Clínica da UFRN, Munir Massud,

foram os médicos que afirmaram que o método homeopático não é aplicável à dengue.
Agora os conselheiros pretendem acionar o setor jurídico do Cremern para encontrar meios de tornar a lei inaplicável.

"Dizem que a homeopatia é boa para tratar alergias, asmas, entre outras doenças. Mas homeopatia é individualizada, não se aplica o mesmo tratamento a vários pacientes. Não foram feitos testes. Não há fundamentação científica, a menos que se queira trabalhar sem fundamentação científica, o que é um absurdo", revelou o professor Massud. "A homeopatia tem a máxima de que não existem doenças, e sim doentes. Não se faz exames médicos. Apenas os sintomas interessam. É uma forma de comprovar doenças humanas diferente da biomedicina".

Os médicos afirmaram que é preciso que qualquer tratamento diferente do que vem sendo aplicado usualmente deve ser provado e aprovado segundo os cânones do método científico moderno. O tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente diluídas de compostos que são tidos como causas em pessoas saudáveis dos sintomas que pretendem contrariar. Dessemodo, o sistema de cura natural da pessoa seria estimulado a estabelecer uma reação de restauração da saúde por suas próprias forças, de dentro para fora.

O Cremern acredita que Natal vai ser uma espécie de cobaia. "Antes de testar em seres humanos, é preciso testar qualquer novo tratamento em massa em animais. Fazer pesquisas em meio a uma epidemia é complicado", afirmou Jeancarlo. "A dengue é uma doença que aflige muitos países no mundo todo. É como se Natal quisesse reinventar um método para tratar a dengue", resumiu Hênio Lacerda. O tratamento ideal é a hidratação oral ou o soro. E, para os sintomas associados, como dor e febre, com insumos usualmente receitados".
do Diário de Natal

Comentários

  1. Esses médicos estão "por fora".Esse medicamento já foi testado e aprovado na ANVISA.Eu tive a 1ª dengue hemorrágica pelo uso do paracetamol, na 2ª dengue, tomei Proden e tive ela "leve",continuei trabalhando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país