Da Europa ao Sertão Nordestino


A família Freire descendente de Portugal se instalou em Pernambuco através de Virissimo José Freire, do primeiro casamento teve 14 filhos e do segundo casamento com Adelaide de Siqueira Cavalcante teve 10. (Jacilda Freire, Pedro, Inocêncio, Vitorino, Mariinha, Eremita,Virginia,Francisquinha,Joaquim e Bernadina). Desses se destacou no município de Serra Talhada-PE, Joaquim Freire de Siqueira.
Seu Joaquim Freire casou-se a primeira vez com Maria de Lourdes Alves Freire, desse casamento nasceram os filhos Anatagildo Freire e Maria da Conceição Freire. Após ficar viúvo, o senhor Joaquim Alves Freire apaixona-se por sua cunhada Maria dos Anjos Alves Freire e casa-se novamente. Tendo como fruto dessa relação Dalma Régia Alves Freire de Magalhães e Diciula Régia Alves Freire de Souza. A primeira filha do casal Joaquim Alves e Maria dos Anjos, Dalma Régia Alves Freire de Magalhães, casa-se com Homembom de Souza Magalhães Neto que é o herdeiro da Fazenda Buenos Aires que foi fundada por Homem-Bom de Souza Magalhães. Com o noivado do seu primogênito em uma noite de São João no ano 2005, realizado na fazenda Buenos Aires, deu-se inicio a tradição do arraiá da família Freire. Esse arraiá mantém a tradição de um São João típico e aconchegante, momento em que a família e os amigos se reúnem para celebrar a união, com quadrilha junina, comida típica, poemas, tudo isso ao som do forró pé de serra.
A família Freire também se destaca pela união de Diciula Régia Alves Freire de Souza e Luiz Tomé de Souza, também de família tradicional em Serra Talhada. A família Souza de grande influencia política na época em que o medo afrontava o sertão com Virgulino Ferreira, o famoso Lampião, através de José Alves da Silveira Lima, prefeito de Vila Bela entre os anos de 1908 e 1910, colocou ordem, espantando o medo que pairava sobre a sociedade vilabelense, hoje Serra Talhada. Segundo relatos de Luiz Tomé de Souza, neto de Cazuza Alves, a divergência entre Cazuza Alves e Lampião começou quando o filho mais velho de Cazuza, Antonio Cazuza Alves da Silveira entrou para a polícia. Lampião mandou dizer a Cazuza que retirasse seu filho da polícia, como Antonio não quis obedecer ao recado os dois se tornaram inimigos. O conflito mais longo entre lampião e a família Alves durou três dias e aconteceu na serra grande, município de Serra Talhada, após esse fato Lampião nunca mais entrou em Serra Talhada.
Dotada de grande conhecimento, a família se destacou também por contribuir durante 23 anos com uma educação de qualidade, através da escola Pequeno Príncipe, conceituada como uma das melhores escolas do município, contribuindo para a formação cultural e intelectual dos seus alunos e de toda a população de Serra Talhada.  
Por Joamma Diniz
Parte da família na Fazenda Buenos Aires

Casa da Fazenda em Serra Talhada-PE

Adicionar legenda

Brasão da família Freire

José Alves da Silveira Lima( Cazuza Alves)

Váleria Freire e Diciula Freire

Quadilha na noite de São João

Família reunida

Quadrilha

Comentários

  1. Nossa! é muita coincidência , tb sou Freire e meu pai é Joaquim Alves Freire, será se temos algum parentesco? mesmo distante?

    rsrs...

    Jaqueline Freire

    ResponderExcluir
  2. Sou filha do Inocêncio Freire, irmão do Joaquim. E aqui parece que começa nosso encontro. rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país