TABAGISMO MATA 3 MILHÕES DE PESSOAS POR ANO NO MUNDO

As doenças ocasionadas pelo consumo de tabaco matam 3 milhões de pessoas no mundo anualmente, com uma projeção estimada de óbitos em torno de 10 milhões até o ano 2020 – das quais 7 milhões ocorrerão nos países em desenvolvimento. Vale dizer que o tabagismo, hoje, mata mais que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito.

“Atualmente, tivemos uma redução no número de fumantes no RN. Ano passado, 14,1% da população potiguar usava a nicotina e, esse ano, já conseguimos reduzir para 13,1%. Desses números, vale a pena ressalta, que o número de jovens que consome cigarro é pequeno, tendo em vista que os adolescentes estão procurando outras drogas como o álcool, a cocaína e o crak”, explicou a médica.

De acordo com ela, várias doenças estão associadas ao consumo do cigarro, no entanto a mais preocupante é o câncer de pulmão. “O pulmão é um dos órgãos mais agredidos, mas na realidade temos muitas doenças ligadas ao tabagismo. Todos os tipos de câncer, insuficiência respiratória, problemas de infertilidades, impotência sexual, gestação e outros males são ocasionados pela nicotina, que é uma substância muito forte”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país