NEYMAR, A PALAVRA E O PALAVRÃO

Em 1997, o ex-atacante Edmundo - então atuando pelo Vasco da Gama - esteve em Natal (RN), onde seu time enfrentou o América. Foi expulso após tomar o segundo cartão amarelo. Saindo de campo, reclamou que só havia sido punido porque o juiz era um ‘paraíba’.
Mais recentemente, o atacante Neymar - do Santos - foi acusado de violência verbal por um jogador do Flamengo do Piauí. Neymar teria chamado o adversário de ‘paraíba’ - durante jogo pela Copa do Brasil. O técnico do Flamengo-PI também acusou o atleta santista de xingar sua equipe, usando a expressão ‘paraíba’.
Sei que Edmundo usou a palavra ‘paraíba’ porque vi na TV, durante entrevista do ‘animal’. Não sei se Neymar - que tem sofrido um linchamento pouco justo - xingou o atleta do Flamengo do Piauí. Neymar, inclusive, nega o xingamento. Ele ter ou não xingado não é lá muito importante...
Há muitas décadas que moradores das regiões Sudeste e Sul se referem aos moradores da região Nordeste como ‘paraíbas’. Não há problema algum nisso, senhoras e senhores. Não com a palavra. Não mesmo. A palavra ‘paraíba’ não configura uma agressão. A violência, todavia, está no tom e na intenção adotados.
Edmundo, o ‘animal’, usou a palavra com um certo tom de desdém e agressividade. Usou mal a expressão. Muito mal. Neymar também teria usado a expressão com a intenção de zombar dos nordestinos. Disse ‘teria’ porque - repito - não sei se usou.
Essa polêmica toda tem pelo menos dois pontos importantes: o primeiro está relacionado aos linchamentos midiáticos, cada vez mais comuns em um tempo dominado pela Internet e, especificamente, pelas redes sociais.
O segundo ponto está linkado àquilo que vai além dos sentidos sociolinguísticos. Na boca errada, ‘paraíba’ perde a alma boa das variações diafásicas, diatópicas e diastráticas. Na boca errada, ‘paraíba’ deixa de ser palavra. Vira palavrão. Insulto. Sou ‘paraíba’. E tenho orgulho disso. Edmundo?!?! É um ‘animal’... Neymar?!?! É só um moleque desorientado...
Por: Jamarri Nogueira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país