Carnatal contará com 1,5 mil PMs por dia na segurança do evento

Cada um dos quatro dias do Carnatal 2012 vai contar com 1,5 mil policiais militares promovendo a segurança dos foliões. O comandante geral da PM do Rio Grande do Norte, o coronel PM Francisco Araújo Silva, destaca que haverá, inclusive, policiais à paisana, vestido de abadá, para conter possíveis delitos em meio aos blocos. O evento ainda terá uma delegacia especial, postos do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) e um juizado especial para atender a população.

O coronel Araújo Silva diz que haverá policiamento nas modalidades de viaturas, motocicletas, da cavalaria e as patrulhas a pé em meio ao corredor. "Os veículos e a cavalaria vão atuar na parte externa do Carnatal, enquanto que as patrulhas vão estar ao longo do circuito dos blocos. Teremos até policiais vestidos de abadás, dentro dos blocos, para evitar que algum folião cometa delitos durante a festa". Os PM's estarão armados de pistolas, taser, cacetetes e tonfas.

O centro de operações da Polícia funcionará na Escola Estadual Rêgulo Tinôco, na Avenida Lima e Silva, na área da "Pipoca". Ali será montada a delegacia especial, um setor de achados e perdidos e o juizado especial. "Toda ocorrência será levada ao colégio. Delitos de maior gravidade serão encaminhados para a delegacia de plantão da zona Sul. Os foliões que perderem documentos e objetos poderão procurá-los nos achados e perdidos".

Além disso, no colégio estará funcionando um posto da corregedoria de Polícia. O objetivo é resolver possíveis casos de excesso da força policial que possa ocorrer em meio à festa. "O cidadão que declare ter sido agredido por algum policial poderá fazer a denúncia já durante o Carnatal e ali mesmo serão tomadas as providências. Também traz uma maior tranquilidade ao policial, pois denúncias falsas podem ser investigadas ainda durante o evento".

Haverá ainda viaturas do Comando de Policiamento Rodoviário Estadua (CPRE) promovendo blitzens da Lei Seca no entorno do Carnatal. "O objetivo é evitar que pessoas que tenham bebido durante a festa saiam dirigindo, podendo provocar acidentes".

O próprio comando da PM, como o coronel Araújo, o coronel PM Wellington Alves (comandante do policiamento metropolitano) e o tenente-coronel Alarico Azevedo (subcomandante do CPM) estarão presente na festa para chefiar o policiamento.
Paulo de Sousa, do DN Online.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país