Sono de beleza: como usar os tratamentos noturnos de pele e cabelo

Novidades para tratar da pele e dos cabelos surgem diariamente. Se é difícil acompanhá-las, ter tempo para experimentá-las é ainda mais raro. Uma alternativa para a correria do dia-a-dia é buscar tratamentos noturnos. Mais práticos, eles também são mais intensos e feitos com produtos concentrados, por isso é necessário ter cautela ao escolher o período da noite para os cuidados pessoais.
PELE
Segundo a dermatologista Juliana Macea, durante a noite não há tanta preocupação com texturas mais densas de cremes ou até com a influência do sol sobre a pele. Diversos tipos de tratamentos podem ser realizados ao longo do sono, mas os mais frequentes são os de acne, rejuvenescimento e clareamento de manchas.
SAIBA MAIS
Dez dicas de beleza para parecer mais jovem já!
No caso da acne, os adolescentes são o público predominante. Entretanto, para quem sofre de espinhas e cravos em outras idades, Juliana explica quais são as opções. Cremes e géis com efeito secativo são os mais recomendados. Os produtos com tretinoína e com peróxido de benzoíla são os mais indicados. Se o objetivo é amenizar ou adiar as linhas de expressão, os ácidos retinóico e glicólico são eficientes. “Pacientes cada vez mais novos me procuram para iniciar os cuidados de antienvelhecimento. Sou a favor, mas há ativos apropriados para cada faixa etária,” diz Juliana.
SAIBA MAIS
Roube o look: inspire-se no visual deles para montar sua produção
Para o clareamento de manchas, hidroquinona é o composto recomendado pela médica. O tratamento pode ser feito para eliminar sardas indesejadas, marcas de acne, do sol e até manchas que surgem com a gravidez.
Alguns procedimentos são importantes antes e depois da aplicação dos produtos noturnos. A higienização do rosto com sabonetes específicos para cada tipo de pele é um dos passos que deve anteceder aos cremes. Para quem usa maquiagem, o demaquilante deve ser passado ainda antes do sabonete. Já se a pele é oleosa, o tônico deve vir depois da lavagem. Ao acordar, os produtos devem ser retirados e o filtro solar aplicado. “O mais importante é manter uma regularidade de uso,” aconselha Juliana.
CABELO
Os cabelos não ficam de fora da variedade que existe de tratamentos ao longo da noite. Assim como com a pele, a ação de muitos cosméticos noturnos é superior aos de uso diurnos, já que eles penetram mais profundamente e promovem maior renovação celular. Nesse caso, os cuidados não são recomendados para quem não estiver com o couro cabeludo íntegro e saudável.
SAIBA MAIS
De cara limpa: novos demaquilantes aliam praticidade e fórmulas para cada tipo de pele
O dermatologista e tricologista Adriano Almeida explica: “o ideal é que os produtos sejam usados uma ou duas vezes por semana, dependendo da necessidade individual." Para Valcinir Bedin, também dermatologista e tricologista, os tratamentos capilares normalmente servem para hidratar e recuperar as fibras dos fios. Manteiga de karité, ceramida, proteínas de seda, óleo de argan, queratina e derivados de silicone e ureia são todos usados para melhorar o aspecto e a saúde dos fios.
Produtos ceratolíticos, ou seja, que eliminam a camada mais externa da pele, servem para remover crostas do couro cabeludo, outra finalidade dos procedimentos noturnos. A tretinoína e o ácido salicílico são indicados para controlar e oleosidade dos cabelos.
A dica é aplicar as substâncias com os cabelos úmidos, que devem secar espontaneamente antes da hora de dormir. “A ideia é que os fios estejam limpos para receber os produtos e que eles sejam lavados ao acordar,” esclarece Bedin.
por Mariana Grazini e Graziela Salomã
Revista Marie Claire

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país