A importância de conhecer o CLIENTE

Um vendedor da Coca-Cola volta de uma temporada no Egito e conversa com um amigo sobre a dificuldade que teve por lá.

O amigo pergunta:
- Por que você não conseguiu ter sucesso com os egípcios?

O vendedor disse:
- Quando fui designado para o Oriente Médio, estava confiante de que conseguiria vender muito bem nas áreas desérticas. Mas havia um problema, eu não sabia falar árabe.

Então, pensei em criar uma seqüência de três cartazes para transmitir minha mensagem de venda.

- Primeiro cartaz: - Um homem caído na areia do deserto, totalmente exausto, a ponto de morrer de sede.
- Segundo cartaz: - O homem bebe uma Coca-Cola.
- Terceiro cartaz: - Nosso homem, agora completamente recuperado.

Então, mandei afixar estes cartazes em todos os lugares.

- Bem, me parece que isso deveria ter funcionado muito bem, disse-lhe o amigo.
O vendedor respondeu:

- É... eu só não sabia que os árabes lêem da direita para a esquerda!!!

Reflexão: Mais do que conhecer o cliente, precisamos conhecer a forma como ele se comunica...










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