Tremor de 8,2 graus atinge região norte do Chile; Peru também emite alerta de tsunami

O Estado de S. Paulo
SANTIAGO - Um forte terremoto foi registrado na noite desta terça-feira, 1º, na região norte do Chile, na fronteira com o Peru. O governo chileno emitiu um alerta de tsunami e ordenou a desocupação de toda a costa do país. A medição da intensidade do tremor variava segundo o serviço geológico consultado, indo de 8,2 a 8,3 graus na escala Richter. A Marinha peruana também emitiu um alerta de tsunami - terremoto foi sentido com força nas regiões de Tacna, Moquegua e Arequipa.

Autoridades chilenas enfatizaram que moradores das cidades de Arica, Parinacota e Tarapaca para deixar a costa. Segundo o site wikisismos, as ondas chegaram 1,80m em Pizagua, a 1,62m em Iquique e a 1,58 em Patache. Não havia relatos de feridos ou danos, mas centenas de chilenos deixaram suas casas em direção a regiões mais altas.

O Observatório Oceânico e Atmosférico dos EUA (NOAA) avaliava se deveria estender o alerta de tsunami para o Havaí. O Serviço Geológico dos EUA diz que o terremoto teve seu epicentro registrado a 86 quilômetros e a 10 quilômetros de profundidade a noroeste de Iquique, no Chile, às 20h46.

"Um terremoto deste tamanho tem o potencial de gerar um tsunami destrutivo capaz de atingir o litoral próximo do epicentro dentro de minutos e as costas mais distantes em questão de horas ", diz um comunicado do Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico.

O tremor atingiu uma área que tem sido abalada por vários terremotos ao longo das duas últimas semanas. O mais recente sacudiu edifícios em partes da Bolívia e do Peru.

O Chile é um dos países mais propensos do mundo a terremotos. Um tremor de 8,8 graus, seguido por um tsunami, na região central em 2010 matou mais de 500 pessoas, destruiu 220 mil casas e varreu portos e resorts. O mais forte terremoto já registrado também ocorreu no Chile – um tremor de 9,5 graus em 1960 que matou mais de 5 mil pessoas./AP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país