A Cheia do Madeira e as suas consequências

A maior enchente da história do Rio Madeira trouxe inúmeras consequências para a população especialmente para quem foi afetado diretamente. Com o volume do rio diminuindo é hora do poder público mostrar trabalho para tentar amenizar os efeitos causados. Porto Velho é uma das piores capitais do País, com relação à infraestrutura e com a enchente esse problema se agravou ainda mais. Solucionar ou diminuir o problema de moradia da população afetada é uma tarefa difícil, mas imprescindível. Outro ponto importante é a limpeza das ruas e casas que estão cheias de entulho, causando imensa preocupação com a saúde da população, pois o acumulo de lixo pode ocasionar o surgimento e a proliferação de doenças contribuindo para o caos que está assolando as localidades afetadas pela enchente do Madeira.
Os prejuízos estão sendo calculados, mas o momento sem dúvida é de reconstrução da cidade e da vida das pessoas. O que ficou evidenciado é falta de preparo da cidade para comportar qualquer tipo de distúrbio ambiental. Além da falta de planejamento, sem projeto de saneamento básico e nem aparato arquitetônico, já que muitas das casas estão em terrenos sem aquisição comprovada ficando impossibilitada a comprovação de direitos e por sua vez a construção de novas moradias em terrenos impróprios acaba por deixar margem para que muitos dos afetados não tenham suporte e nem amparo. O impacto de construções irregulares não esta só na questão ambiental da ocupação das margens do rio, mas também no risco de se construir desordenadamente e os mesmos problemas se repetirem se uma nova catástrofe como essa acontecer.
Esse momento não é só de criticar, mas de atuar conjuntamente para resolver os problemas sociais, enfatizando a saúde e o bem estar dessas famílias. Devemos deixar de lado bandeiras políticas e nos unirmos em prol da população.
Por: Joamma Diniz


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país