Seca preocupa prefeitos do Norte e Nordeste

Muitos prefeitos também demonstraram desapontamento durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas que ocorre em Brasília, de 28 a 30 de janeiro, pois esperavam apoio para resolver os problemas da seca que atinge grande parte dos Municípios do Norte e Nordeste do país.

Com 11 mil habitantes e quase dois anos sem chuva o Município baiano de Chorrocho está em Situação de Emergência. A prefeita Rita de Cássia Campos trouxe suas demandas para Brasília em busca de ajuda do governo federal, mas não conseguiu nada.

“A seca está acabando com o Município, são 29 carros pipas por mês, e nosso único repasse é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), como gerir um Município nesse estado e sem recursos?”, pergunta.

“O que a presidente Dilma precisa fazer é se organizar e ver como nosso Estado está sofrendo, estamos nessa situação há tanto tempo, precisamos de maior atuação do governo”, explica a gestora em seu primeiro mandato. Para Rita a filiação na CNM vai ajudar a fortalecer a gestão e a luta em busca de melhorias para os Municípios junto ao governo federal.

SXC.huEm Cajazeirinhas, na Paraíba, a situação não é diferente, sem chuva há muitos meses, o Município de quatro mil habitantes está em Situação de Emergência. Mais de 80% da população está na zona rural e sem água para consumo humano.

O novo prefeito Cristóvão Amaro Filho criticou a falta de comprometimento do governo com os Municípios que enfrentam a seca no Nordeste. “Eu esperava um programa de emergência para minimizar os efeitos da seca, a nossa perspectiva pluviométrica é terrível, pois não existe previsão de chuva e pelo que vejo aqui em Brasília não vamos ter ajuda”, lamenta.

Em seu primeiro mandato ele também se filiou a entidade. “Eu estou me filiando por que acredito na luta e atuação da CNM e mais do que nunca agora, os Municípios precisam de ajuda”, destaca.
Ascom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias apreendidas em todo o país