RN: Fruticultura terá isenção fiscal

Os produtores de frutas que destinam suas produções para a industrialização receberam isenção fiscal no Rio Grande do Norte. Anunciada durante visita da governadora Rosalba Ciarlini a fabricantes de sucos e outros produtos na cidade de Guarulhos, São Paulo, a medida mira principalmente os pequenos fruticultores, que têm o produto tributado ao fornecerem para o beneficiamento na indústria. A expectativa da Secretaria Estadual de Tributação (SET) é que o incentivo entre em vigor até o dia 15 deste mês. O projeto é válido apenas para frutas compradas no RN e que tenham sido produzidas no estado. De acordo com o secretário estadual da Tributação, José Aírton da Silva, além do benefício fiscal, o governo planeja formalizar produtores rurais que ainda não estão inscritos no Fisco. Mesmo com um parque industrial ainda pequeno para o beneficiamento de frutas, o estado espera atrair os agricultores a produzirem para as indústrias em território potiguar. Uma das unidades pertence ao grupo General Brands (GB), que recebeu a notícia diretamente da governadora durante a visita em Guarulhos. Os empresários paulistas, que já estão no mercado potiguar com exportação de duas mil toneladas de polpa de frutas produzidas na antiga Fazenda Maísa, vão investir em sucos, chocolates, confeitos, gelatinas e chicletes, bem como na produção e exportação de água de coco e beneficiamento da polpa e casca do fruto. Além de inserir a agricultura familiar no agronegócio, a empresa garante comprar toda a produção potiguar. Com o funcionamento da nova unidade produtiva, em Mossoró, o grupo espera dobrar o faturamento anual, hoje em R$ 200 milhões. De acordo com dados divulgados pelo governo, a filial atenderá 40% da capacidade de mercado da indústria direcionada ao Norte e Nordeste. O projeto ainda objetiva capacitar milhares de agricultores, que receberão qualificação para o plantio de goiaba, laranja, acerola, maracujá, caju e outros tipos de frutas da região. Os investidores paulistas deverão vir ao RN nos próximos dias para a assinatura do protocolo de intenções que legitimará a cooperação entre iniciativa privada, governo e agricultores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER

Caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal vão parar por 6 horas no domingo